No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas e a União da Juventude Rebelião realizaram, na Ocupação Chico Pinto, um debate sobre a situação da Mulher, em Feira de Santana.
O debate serviu principalmente para discutir os problemas que afligem as mulheres, como a violência doméstica, o preconceito no mercado de trabalho, a dupla jornada de trabalho, em fim, as conseqüências e os males que o sistema capitalista trás para as mulheres trabalhadoras do nosso país.
O debate contou com a exposição de Iracema Santos, membro da Coordenação Nacional da UJR e militante do PCR, e Ivanide Santa Bárbara do (MNU) Movimento Negro e do MOMDEC Movimento de Mulheres. Participou também do debate com uma saudação, o Vereador Ângelo Almeida, que criou uma lei que garante 10% das vagas do mercado de trabalho da construção civil para mulheres.
Iracema Santos ressaltou o motivo de se comemorar o dia das mulheres no dia 08 de Março; falou sobre a presença forte das mulheres no movimento socialista e da luta das mulheres jutos a toda a classe trabalhadora, para destruição do sistema capitalista e a construção de uma sociedade onde, de fato, as mulheres tenham direitos iguais e uma vida livre da exploração. Denunciou a mídia burguesa que apresenta a mulher ora como sinônimo de singeleza e beleza ora como objeto sexual, e mostrou sua indignação pelo fato de que a cada 15 segundos uma mulher é vitima de agressão física.
Ivanide Santa Bárbara, falou que o 08 de março não é dia de festa e sim de reflexão sobre a luta que a mulheres vem travando ao longo da história, e também falou da violência doméstica chamando as mulheres para irem pras ruas denunciarem as agressões que sofrem.
Participaram do debate mais de 100 pessoas, em sua maioria mulheres da ocupação Chico Pinto. As ocupantes se sentiram muito a vontade para falar de sua luta pela moradia digna e da consciência de lutar pelos seus direitos depois de ter conhecido o MLB e o PCR
Ao final, foram homenageou algumas companheiras da Ocupação Chico Pinto pela dedicação, determinação e história de vida bem como algumas mães de companheiras militantes da UJR aliadas da nossa luta.
União da Juventude Rebelião, Feira de Santana – BA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário